sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cariocas em peregrinação ao Santuário de Aparecida

Cariocas em peregrinação ao Santuário de Aparecida / ArqrioO último sábado do mês de agosto é a data marcada para a peregrinação da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, que atualmente tem reunido mais de 60 mil fiéis.
Programação
A programação oficial da romaria, neste ano, no dia 30 de agosto, começa às 7h, com o encontro dos fiéis na Tribuna do Papa para a recitação do Terço de Nossa Senhora, com a presença do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, dos bispos auxiliares e de todo o clero. A missa solene, com transmissão para todo o Brasil por várias emissoras católicas, será às 9h. Às 10h30, os peregrinos devem se encontrar na Porta Santa, para o início da caminhada até o Morro do Cruzeiro, para a Via-Sacra.
Ação de graças
A primeira romaria aconteceu em 1902, motivada pelo Cardeal Joaquim Arcoverde, em preparação ao jubileu áureo da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, realizado dois anos depois. Foi a partir de 1931, porém, que a peregrinação ganhou maior impulso, após a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro, quando proclamada padroeira do Brasil.
“Esta peregrinação integra a arquidiocese numa caminhada em comum. É importante por todo o trabalho evangelizador que a Arquidiocese do Rio realiza”, explicou o coordenador arquidiocesano de Pastoral, monsenhor Joel Portella Amado.
Responsável pela organização da programação da romaria, ele acrescentou que neste ano os romeiros devem agradecer à rainha e padroeira do Brasil pela celebração de um ano da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 e devem interceder também pelo Ano Arquidiocesano da Caridade e pela campanha “Alimente a Esperança – Ajude o Haiti”, com objetivo de arrecadar alimentos para o povo do Haiti.

fonte : http://arqrio.org/noticias/detalhes/2374/cariocas-em-peregrinacao-ao-santuario-de-aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário